Foto do escritorIr. Jules Boucher

A Iniciação de Aprendiz e sua relação com o ser Humano.

Em todas as escolas herméticas há uma cerimônia com a qual se recebe o candidato, chamada "Cerimonia de Iniciação". Esta cerimônia, longe de ser compreendida pelos candidatos, é um ato muito significativo, cuja a verdadeira importância está oculta sob a aparência do véu exterior que somente é desvelado com o tempo na ordem na qual se iniciou.

A palavra iniciação derivada da palavra latina “Initiare” ou “initium”, (início ou começo) isto é, ir para dentro, ou penetrar no interior e começar um novo caminho. Através da etimologia o termo Iniciação significa o ingresso no mundo interno para começar uma nova vida; mas quem entra, e como se pode entrar no mundo interno?

A Iniciação é uma joia inestimável na coroa do simbolismo desde o momento em que o praticante começa a dirigir a luz do pensamento concentrado para seu mundo interior; a iluminação principia a invadir seu templo, pouco a pouco, e o domínio de sua mente equivale ao azeite que mantem a lamparina acessa.

Então, o iniciado é aquele ser que dirige seu pensamento ao mundo interno, mundo do espirito, que o conduz ao conhecimento de si mesmo e do Universo que o circunda.

A porta da iniciação verdadeira, que conduz ao reino de Deus no mundo interno é o coração; a Iniciação do neófito é um fato da natureza, e sendo fato da natureza, é repetição diária, sucedida no próprio e mesmíssimo ente humano.

A finalidade da senda iniciática é ensinar que cada ser humano deve conhecer antes, a si mesmo, e conhecimento de si mesmo não consiste em estudar anatomia, se bem que, muitas vezes a magnificência da anatomia conduza o ser humano a meditação desse mistério.

Assim, compreendemos que os símbolos do próprio ser humano são uma base para a iniciação; e para o buscador da verdade (aquele que tem o objetivo de descobrir a luz oculta atrás dos véus dos sentidos) os símbolos são as ferramentas necessárias para encontrar essa verdade. Porém, não devemos jamais imaginar que os seres somente vivem quando estão em seus corpos físicos. Então a iniciação do aprendiz e do homem tem total relação como repetição da leis naturais e universais no mesmo ser.

Assim, a iniciação tem como base o próprio ser humano e seu corpo físico, que é formado apenas por elementos necessários a condução da iniciação a sua caminhada na senda iniciática.

Sendo assim, a Iniciação interior do Aprendiz e a vida exterior do Homem têm total relação.

Para o aprendiz não basta apenas passar por uma iniciação cerimonial, simbólica, física e exterior, se esta iniciação não fizer parte da sua vida interior e manifestar resultados na sua vida exterior.

O aprendiz deve dar muita importância e entender o real valor do sentido esotérico e exotérico da iniciação pela qual passou. Se isso ocorrer, ele terá vivenciado a iniciação externamente e compreenderá internamente os mistérios e ensinamentos iniciáticos do caminho do Aprendiz.

A Iniciação é um trabalho perene e constante na vida do iniciado, possuindo várias etapas durante o seu aprendizado que jamais se extinguirá, uma vez que ele tenha dado início.

Assim como é acima deve ser abaixo!

Então o aprendiz recebe um influxo esotérico e espiritual da cadeia iniciática e também da tradição que se liga como um aprendiz da arte. Ele recebe uma carga energética espiritual que o anima interiormente para trabalhar e trilhar o novo caminho de aprendizado que se propôs trilhar. De fato ele se tornar num livre pensador, liberto das amarras do mundo físico, pois compreende que somente assim poderá vislumbrar um pouco da sua liberdade como um ser humano regido pela inteligência superior de seu "eu divino" e das inteligências à sua volta, reconectando-se e religando-se as potencialidades superiores de seu ser. É aí que neste ponto ele começa a cumprir e vivenciar a iniciação.

A iniciação não é uma via fácil, mas ao contrário, ela é uma via árdua e muito séria para o buscador, que sincero, objetiva a sua retificação, trabalha para seu aperfeiçoamento desbastando sua pedra bruta, pedra que corresponde ao próprio aprendiz cheio de defeitos. Assim é o caminho percorrido pelo ser humano em sua busca constante pela verdade, usando o silencio para refletir e conquistar o autoconhecimento, excelente ferramentas iniciais para sua purificação como pessoa.

A iniciação tem como objetivo causar uma transmutação e regeneração interior, cujos reflexos se fazem presentes no mundo exterior. É um renascimento através dos símbolos e elementos iniciáticos de retificação, que vão agir em seu próprio ser.

Assim, o aprendiz passa por uma morte simbólica para adentrar uma nova vida real num novo ser, em que o seu ego animal amadurece através das vicissitudes. Alquimicamente os seus metais pesados, seus inimigos internos, são purgados e purificados e transmutados para um metal nobre, o ouro dos alquimistas, uma nova vida, regida pela espiritualidade e guiada pela inteligência emocional do seu coração.

Ir.'. Jules Boucher