top of page
Foto do escritorfabio.buenno

Ritos e Obediências Maçônicas

Autor: Ir.’.Fábio Bueno da Silva - (Aprendiz da Arte - Grau 1)


À.’. G.’. D.’. S.’. A.’. D.’. M.’.

Com base no ensinamento privado no Módulo 1 do Aspirante e também vivenciada por nós, antes e pós iniciação, as ordens maçônicas podem ser encontradas em quaisquer cidades e países do mundo.


A maioria dessas obediências maçônicas são compostas normalmente apenas por homens.


De acordo com o website history.com, os primórdios da exclusão de mulheres, ateus e escravos da maçonaria, constam na constituição de James Anderson, do ano 1723.


Sobre ateus e escravos, por eles estarem privados de liberdades interna e externa, entendo como "sine qua non" como ponto pacífico. Contudo, pergunto-me sobre a questão das mulheres em nosso âmbito interno (sobre sabermos se tem algum componente esotérico ou se foi apenas devido aos meandros das culturas locais ao longo da história).


Há organizações afiliadas às Ordens Maçônicas intituladas "regulares", tais como Ordem da Estrela do Oriente e As Filhas de Jó, que são exemplos de instituições maçônicas, ou para-maçônicas femininas.


Por isto, antes de tratarmos sobre os Ritos Maçônicos, vejamos a definição de Ordens Iniciáticas de acordo com Wikipedia:


"Ordens Iniciáticas são sociedades ou fraternidades, geralmente místicas e/ou filosóficas, que usam um sistema de graus para identificar a evolução didática dos seus membros em relação aos estudos geralmente ligados à metafísica, i.e. da etiologia grega "metaphysicá" - dos tratados depois da física. No aristotelismo, é uma subdivisão fundamental filosófica, caracterizada pela investigação das realidades que transcendem a experiência sensível..." .


Aqui gostaria de fazer uma menção sobre o paralelo da investigação metafísica como busca filosófica (requer confirmação pelos VVM∴) vis-as-vis o recebimento da Gnose através das cadeia Iniciática como ocorre em Nossa Venerável Ordem Maçônica Esotérica.


Tendo rudimentarmente definido o que são Ordens Maçônicas, vejamos sobre os Ritos Maçônicos.


Na definição da Wikepedia os Ritos Maçônicos são compostos por procedimentos ritualísticos e métodos utilizados para transmitir os ensinamentos e organizar as cerimônias maçônicas.


Cada rito tem suas características particulares, assemelhando-se ou divergindo do outro em aspectos gerais. Um dos pontos relacionados ao tópico delicado da regularidade maçônica seria onde elas se convergem no reconhecimento internacional amparada pela Constituição de Anderson, motivos dos quais temos connversado em Loja em coberto mais a contento sobre o Tema: "Reconhecimento e Regularidade Maçônicos".


A título de aprendizado, da perspectiva de um Apr:., menciono em apêndice os Ritos citados pela Wikipedia, os quais incluo o Rito A:.P:.R:.O:.R:.M:.M:..


Muito importante se frizar que há Ritos com subritos ou variações como o Rito Adoniramita, por exemplo.


Os ritos maçônicos, além dos rituais propriamente ditos, contém preceitos, procedimentos, sinais, toques, palavras de passe, e demais instruções secretas veladas ao público em geral (profanos, ou fora do templo/os não iniciados).


Para a conclusão deste tema, por hora, tratemos das Obediências Maçônicas. Ainda de acordo com Wikipedia, obediências, sejam do Grande Oriente ou Grande Loja, são entidades autônomas, regulares e soberanas [sic] que congregam as Lojas Simbólicas que são células ou organizações em que trabalham maçõns reunidos. Wikipedia cita que a distinção nominal entre as Obediências, Grande Oriente Independente ou Grandes Lojas é pacífica. A organização das Obediências, por exemplo o Grande Oriente do Brasil, constitui-se em três Poderes: Executivo (Grão Mestre), Legislativo (Assembleia Federal, reunida em Grande Loja), e Judiciário (juízes eleitorais e "júris de família").


Perspectiva de um Apr:.

Entendo que Ritos, Ordens e Obediências Maçônicas surgiram por inúmeras questões e vem ao longo das eras se desdobrando em processos de evolução, involução, de renovação ou degradação, assim como tudo no cosmos que está em desdobramento. Presto a elas tanto o devido respeito e apreço que as idôneas merecem como reservo ponderações a serem feitas de modo mais capacitado e apropriado ao decorrer do aprendizado.


Prezo, pela questão Esotérica Iniciática, almejo que esta que seja perene em cada uma que delas que a porte e que a essa questão primordial se dediquem.


Alhures, vimos até onde o ego de algumas instituições maçônicas pode chegar, o que abrange altura e profundidade, críticas, mas que as Potências Invisíveis da Tradição Primordial nos auxiliem a todos dispostos para em tempo oportuno ampliarmos e praticarmos a verdadeira Cadeia de União e assim impactar a humanidade das formas mais esplêndidas, felizes e eficazes.


Ir.'. Fábio Bueno

APÊNDICE: RITOS MAÇÔNICOS


  1. Rito de York

  2. Rito Adorinhamita

  3. Rito Escocês Antigo e Aceito

  4. Rito Primitivo Antigo

  5. Rito Brasileiro

  6. Rito Francês

  7. Rito Mouro

  8. Rito Nacional Mexicano

  9. Rito Primitivo Escocês

  10. Rito Escocês Retificado

  11. Rito Francês Moderno Rétabli

  12. Rito de Adoção

  13. Rito de Baldwin

  14. Rito de Memphis

  15. Rito de Memphis & Mizräim

  16. Rito de Mizräim

  17. Rito de Observância Estita

  18. Rito Operativo de Salomão

  19. Rito de Schoëder

  20. Rito Sueco

  21. Rito de York

  22. Adendum: A:.P:.R:.O:.R:.M:.M:.



52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page