Foto do escritorIr. Jules Boucher

V.I.T.R.I.O.L.

SIMBOLISMO E SIGNIFICADO DA FORMULA V.I.T.R.I.O.L.

(Imagem de Basile Valentim que contem a inscrição da formula VITRIOL)

Nobres buscadores.

Inicio essa peça com a exposição do significado da palavra "VITRIOL", a sua origem e derivação, bem como a minha interpretação pessoal sobre o seu simbolismo.

Significado da formula V.I.T.R.I.O.L.: "Visita Interiora Terrae Rectificandoque Invenies Olcultum Lapidem" - (Visite o Interior da Terra, Retificando-se, Encontrarás a Pedra Oculta). Tal fórmula deriva de outra fórmula alquímica, expressa como V.I.T.R.I.O.L.V.M. (Visita Interiora Terrae, Retificandoque, Invenies Ocultum Lapidem Veram Medicinam - Visite o Interior da Terra, Retificando-se, Encontrarás a Pedra Oculta da Verdadeira Medicina).

Simbolismo da Formula V.I.T.I.R.I.O.L.: É uma fórmula para o autoconhecimento, sendo nitidamente um convite ao descenso em si mesmo para o aprofundamento da natureza humana, em que se visita no interior da própria obscuridade para nela se descobrir ou redescobrir a luz íntima, precioso tesouro oculto dentro de nós, o qual podemos denominar deus interior, cristo íntimo etc..

A referida pedra oculta que vem expressa na fórmula "VITRIOL" é um símbolo maçônico que provavelmente os construtores medievais emprestaram dos alquimistas. Entretanto, a pedra em si não deve ser compreendida como sendo apenas um mineral (na natureza), mas como a base da construção da personalidade humana. E assim, da mesma forma como na construção de um templo físico a pedra mineral deve ser submetida ao desbaste e polimento, também a personalidade e o caráter do aprendiz maçom deve ser retificado e polido durante sua caminhada na senda da iniciação.

O segredo dessa fórmula VITRIOL é manter uma constante conversão com o íntimo, pois cada um de nós oculta em si mesmo a Pedra Filosofal dos Sábios Alquimistas, isto é, a Verdadeira Medicina das Medicinas, aquela que possui o poder de curar todos os males humanos, físicos e da alma. Nisto não há nada que possa ser classificado como absurdo, tampouco milagroso, pois sendo o homem a imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26), todo poder divino encontra-se homem. E mesmo que este poder divino encontra-se nele ainda adormecido e latente, quando o homem segue a fórmula VITRIOL, ele consegue "conhecer a si mesmo", passando a aproveitar sabiamente os recursos inesgotáveis da sua própria natureza íntima que é divina.

CONCLUSÃO:

Visite o interior da sua terra - Conheça a si mesmo;

Retificando-se - Lapidando-se, transmutando-se, transformando-se;

Encontrarás a Lápide Oculta - Desvelará a luz da tua divindade íntima, descobrirá as verdades que se ocultam nas cascas do ego, ouvirás a voz do teu Mestre interior.

Conforme as poucas palavras acima descritas, VITRIOL é a fórmula de uma alquimia interior, uma transmutação interna do chumbo (velho homem) em ouro (novo homem), retirando da terra um tesouro que foi oculto pelos pensamentos intelectuais inquiridores, colocando o ego (falso eu) face a face com o verdadeiro Mestre interior (verdadeiro eu).

QUANDO O DISCÍPULO ESTÁ PREPARADO O MESTRE SE APRESENTA, ou seja, quando o buscador pratica constantemente a viagem VITRIOL em sua caminhada iniciática, ele se torna num verdadeiro iniciado, discípulo da senda íntima, que mais dia menos dia irá se deparar com a sua parte Divina, conseguindo, por isto, cumprir com êxito a sua viagem de auto aprendizado e transmutação interior, de forma que a pedra que estava oculta, ela seja lapidada e polida, revelando a sua luz divina, até então latente.

Portanto a fórmula VITRIOL é a descoberta da luz que estava oculta no neófito, no aprendiz, no íntimo de cada ser humano.

Da mesma forma como os conflitos que assolam o mundo encontram-se, antes, dentro de nós, também é no âmago mais profundo do homem que se encontra a Luz Triunfante, que suplanta as trevas da ignorância, mãe de todos os males e conflitos do mundo.

É através da prática do VITRIOL que o aprendiz vivencia seu aprendizado esotérico (aprendizado interior), encontrando a verdade que habita no seu coração, abrindo as portas das câmaras secretas da sua própria alma, que é divina.

Desvelando a luz, o iniciado poderá fazer da terra um paraíso no qual todos poderemos um dia viver como legítimos irmãos, filhos da mesma viúva.

Ir.’. Jules Boucher – M.’.M.’.