V:.I:.T:.R:.I:.O:.L:. hoje?

V:.I:.T:.R:.I:.O:.L:.

“Visita Interiora Terrae, Rectificando, Invenies Occultum Lapidem”

Caríssimos.

"Visite o Interior da Terra, retificando-se, encontrarás a Pedra Oculta."

Esta é a fórmula alquímica legada aos maçons, rosacruzes e templários para encontrar a pedra filosofal, que na idade média era usada pelos alquimistas para supostamente transformar qualquer metal em ouro, sendo ainda a panaceia universal, remédio cósmico para curar todas as doenças, o elixir da longa vida, que garantia longevidade ao ser humano.

Aos maçons místicos, essa fórmula remete à “Visita do Teu Íntimo, Purificando-se, Encontrarás o Teu Eu Divino e Oculto”, ou seja, "a essência divina da tua alma humana".

Mas vamos adiante.

O que é a pedra oculta realmente?

O que é a essência divina da alma humana?

No hinduísmo, essa essência divina da alma humana é chamada de "Atma", a consciência, o princípio de vida, sendo a alma humana individual a centelha da alma universal de Brama.

Na Grécia, o filósofo grego Anaxágoras considerou que essa essência divina da alma humana tinha se manifestado do princípio cósmico inteligente, eterno e ilimitado, sendo por isso chamado de "Nous".

Assim, tanto Nous como Átma são Inatos (não nascidos) e Eternos (imortais), ou seja, não nascem e não morrem.

A Pedra Oculta é este Atman, é Nous, é a consciência que está oculta na essência profunda do coração dos seres. Essa essência não pode ser alcançada por qualquer quantidade de raciocínio, de estudo e nem de instrução. Isto somente ocorre através da Graça Suprema. Um homem de má conduta, que não abandonou sua desonestidade e demais vícios do ego, ele jamais poderá esperar encontrar sua pedra oculta. Por isto a necessidade de "retificação"

O caminho para a Pedra Oculta está coberto de espinhos pontiagudos, os mesmos espinhos da coroa posta na cabeça do divino mestre. Este caminho é estreito como o fio de uma navalha, muito difícil de trilhar e que somente pode ser percorrido com a ajuda do conhecimento obtido de sábios do passado, os mestres ancestrais.

Quanto mais nos aproximamos da Pedra Oculta, mais felizes ficamos, porque a natureza essencial da Pedra Oculta é a felicidade plena, positiva e absoluta.

Saibam que o amor egoísta pelo particular precisa ser deixado de lado, e o desapego, o amor pelo Todo Infinito e pela Coletividade deve ser valorizado.

A "Felicidade plena" e a "Alegria da completude do Ser" é algo que não pode ser vendido ou concedido por alguém a alguém, pois é uma experiência íntima que não se pode compartilhar.

O apego ao que é particular nos torna desprovidos de inteligência divina. Mas o amor pelo Absoluto nos faz beber dessa Essência Imortal, encontrar a Pedra Oculta e depois disso, não defrontar mais com a tristeza e o choro.

A vitória jamais será conquistada através da força, da proeza cega, do nepotismo imoral, da corrupção e dos favorecimentos pessoais injustos, mas pela verdade, pela honestidade, pelas virtudes, pelo trabalho, pelo serviço, pelo sacrifício, pela compaixão, pela piedade e pela retidão dos nossos atos.

Assim é, sempre foi e será!

Nada mudou e nem mudará!

Boa Jornada.